"Vao eliminar o poder do MPF e querem controlar os Juizes.." Sinto muito meu querido Brasil, Coracao do Mundo , Patria amada, prevejo dias escuros para ti.


Depois de o presidente Michel Temer anunciar um acordo com o Congresso para não aprovar uma anistia ao caixa 2 (movimentação irregular de recursos de campanha), a Câmara dos Deputados aprovou nesta madrugada outra proposta polêmica, tida como reação a Operação Lava Jato.
Ao apreciar o pacote com medidas anticorrupção apresentado pelo Ministério Público Federal, os deputados aprovaram (por 313 votos a 132) uma emenda criando novas previsões de crimes de abusos de autoridade.
A proposta prevê que juízes, promotores e procuradores que procederem “de modo incompatível com a dignidade e decoro de suas funções” podem ser condenados a penas de seis meses a dois anos.
Mesma punição pode ser aplicada a quem expressar na imprensa opinião sobre processos ainda em curso, entre outras condutas.
Antes, os deputados aprovaram o texto-base do pacote anticorrupção, prevendo a criminalização do caixa dois com pena de prisão de 2 a 5 anos, mais multa.
No total, 15 emendas serão apreciadas nesta madrugada. Após votação da Câmara, o Senado ainda vai apreciar as propostas.

A emenda teve o apoio da maior parte das legendas. Apenas PPS, PSOL, Rede e PV orientaram as suas bancadas para que barrassem a medida. O PSDB, DEM, PROS e PHS liberaram seus deputados para que votassem como quisessem.

O líder da Rede, Alessandro Molon (RJ), foi um dos que defenderam que a emenda não fosse aprovada.


 “Vai parecer uma mera retaliação do Congresso ao judiciário e ao Ministério Público”, disse.
A força-tarefa da Lava Jato chegou a divulgar uma nota condenando a possibilidade de a Câmara "atentar contra a independência do Ministério Público e do Poder Judiciário". A punição à categoria foi classificada como uma "tentativa de aterrorizar procuradores, promotores e juízes em seu legítimo exercício da atividade de investigação, processamento e julgamento de crimes, especialmente daqueles praticados nas mais altas esferas de poder".
Leia também :